Data de publicação:
28/1/2022

Você sabe quais são as principais carnes nobres bovinas?

As carnes nobres são chamadas dessa forma porque são tiradas das melhores partes do boi, por isso, normalmente, possuem mais sabor e maciez. Mas, você sabe quais são essas carnes nobres? 

Continue por aqui que nós iremos te contar!

  1. Costela

Sem dúvida é uma das peças preferidas do brasileiro. Seu consumo é tradicional, especialmente nos churrascos no Sul do Brasil. Geralmente, a costela é composta por osso, gordura e carne e está localizada no meio do peito do boi e se estende até o que chamamos de contrafilé.

O preparo pode ser feito de diferentes formas. No Rio Grande do Sul, ela é assada no chamado “churrasco de chão”, por exemplo, mas também fica ótima cozida na panela com ensopados ou assada no forno. 

Porém, para que ela seja realmente uma carne extremamente nobre, seu corte deve ser feito a partir das oito últimas vértebras do boi, na parte de cima. Neste local, os ossos são mais largos e maiores, por isso, apresentam uma carne mais gorda.

  1. Filé-mignon

Essa parte tem cerca de dois quilos e está localizada na área traseira do animal, área em que os músculos do boi menos trabalham, evitando o endurecimento e, por consequência, deixando a carne mais macia e sem nervos. 

Sua utilização é feita em pratos clássicos da gastronomia, rendendo medalhões e escalopes. Seu corte tem que ser feito com o máximo de precisão, caso contrário, a maciez pode ser comprometida.

  1. Picanha

Essa peça se localiza no início do coxão duro, mas não faz parte da alcatra. Geralmente, a picanha tem no máximo 1,1 kg, altura de sete centímetros e coloração vermelha clara. É uma carne extremamente saborosa, tendo um preparo simples, podendo ser assada em partes compactadas, inteira na grelha ou no espeto.

  1. T- bone

O T-bone é considerado um dos melhores cortes do boi e é retirado de duas partes nobres do animal: o contrafilé e o miolo do filé, estando presente, portanto, na parte central da lombar com quatro vértebras. O corte é realizado na transversal, deixando o osso da espinha dorsal em um formato de T, o que dá origem ao seu nome.

As peças de T-bone têm entre 1 kg e 1,5 kg e possuem uma camada de gordura, além da textura bem macia. Esta carne nobre é mais indicada para os preparos rápidos em grelhas e churrasqueiras, dispensando o uso de temperos e marinadas, que podem alterar o seu sabor.

E então, opção é o que não falta, não é mesmo?! Que tal aproveitar e reservar o seu corte nobre favorito aqui na República da Carne? Temos essas e outras opções com diversas variedades da mais alta qualidade para elevar o seu paladar. 

Endereço: Av. N. Sra. Aparecida, 582 - Seminário, Curitiba.

Peça pelo WhatsApp: (41) 3117-3300

Texto por: Queila Lazo.


A República da Carne Steak and Beer nasceu em 2019 com o objetivo de trazer uma nova forma de servir cortes nobres de carne: no balcão ou na mesa.

41 3076-6666
41 3117 3300

Av. Nossa Senhora Aparecida, 582, loja 05.
Acesso também pela Mário Tourinho